PFUFSC promove curso sobre "Aspectos Legais da Gestão de Projetos de Inovação"

Publicado em: 14/05/19

A Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Santa Catarina promove o curso "Aspectos Legais da Gestão de Projetos de Inovação na Administração Universitária".  As informações sobre o curso estão descritas no quadro abaixo. O evento é gratuito e os certificados de participação serão emitidos pela Escola da Advocacia-Geral da União. 

Considerando que o número de inscritos ultrapassou o número de 100 (cem) interessados, o evento atingiu o limite da capacidade de partícipes. Por esse motivo, AS INSCRIÇÕES ESTÃO ENCERRADAS

 

Curso  Aspectos Legais da Gestão de Projetos para a Inovação na Administração Universitária
Professor Dr. Juliano Scherner Rossi (Procurador-Chefe da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Santa Catarina)
Objetivos Capacitar os partícipes sobre aspectos teóricos e práticos da gestão de projetos para a inovação nas IFES. Descrever o marco legal e a governança da inovação nos IFES. Descrever os modelos de cooperação com outras entidades para a inovação. Discutir oportunidades de cooperação com empresas e entidades para a inovação. Discutir questões práticas relacionadas à instrumentalização de projetos de ensino, pesquisa e extensão.  Propor estratégias e ações cotidianas dos partícipes para prevenir e mitigar riscos na concepção e no desenvolvimento dos projetos.
Descrição

Este curso é parte integrante do Programa Estratégico de Advocacia Preventiva da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Santa Catarina (PFUFSC). A capacitação é promovida pela PFUFSC em parceria com a Escola de Gestores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da UFSC (PRODEGESP/UFSC), a Escola da Advocacia-Geral da União em Santa Catarina (EAGU/SC) e o Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC (PPGAU/UFSC).  O curso tem o apoio da Secretaria de Inovação da UFSC (SINOVA/UFSC), da Associação Brasileira de Integridade e Conformidade (ABIC) e do Grupo de Pesquisa "Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento" do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC  (E-GOV/UFSC).

Ementa Regime jurídico da inovação e da pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. Regime jurídico da participação das ICT no processo de inovação.
Público-Alvo Coordenadores de projetos de ensino, pesquisa e extensão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Coordenadores de pesquisa, de extensão e gestores das IFES. Servidores públicos em exercício nas Procuradorias Federais junto às IFES. Gerentes de projetos das fundações de apoio credenciadas às IFES. Membros da Advocacia-Geral da União. Professores, servidores e estudantes interessados no tema.
Data 11/06/2019
Horário 14h às 18h
Carga Horária 4h
Local Auditório Prof° João Ernesto Escosteguy Castro (Anfiteatro A) - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas -  Centro Tecnológico (CTC/UFSC)
Quantidade de Vagas 100
Inscrições https://www.agu.gov.br/unidade/PFUFSC
Coordenação

Coordenação Geral: Dr. Juliano Scherner Rossi (Procurador-Chefe da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Santa Catarina)

Coordenação Acadêmica: Prof. Dr. Gerson Rizzatti Junior (Professor de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina) e Viviane Regina da Silva (Administradora da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Santa Catarina) e

Coordenação Técnica: Dra. Vânia Maria Bastos Faller (Procuradora Federal e Coordenadora da Escola da Advocacia-Geral da União em Santa Catarina)

Certificados Para alunos com mais de 75% de frequência, serão emitidos certificados expedidos pela Escola da Advocacia-Geral da União.
Referências Bibliográficas SOARES, Fabiana de Menezes; PRETE, Esther Külkamp Eyng. Marco regulatório em ciência, tecnologia e inovação: texto e contexto da Lei nº 13.243/2016. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2018.