Publicações da Diretoria de Tecnologia da Informação

Publicado em: 12/09/18

mds_AGU

 

 

Nesta página você encontrará publicações relativas à área de Tecnologia da Informação da AGU. 

 


METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DA AGU - MDS/AGU

A MDS está baseada nos Processos e Métodos Ágeis (Scrum, Extreme Programming e Kanban) de desenvolvimento de software, que é um conjunto de boas práticas coletadas da engenharia de software. Os processos e métodos ágeis utilizam os processos iterativo e incremental. Dentro de cada uma das atividades do time inova ou se repete para alcançar a agilidade e entregar incrementos de software para os usuários finais. É importante que essa entrega seja mais rápida quanto possível. A MDS está desenhada para adotar tipos de: artefatos, formulários, modelos, instruções, roteiros, guias, padrões, papéis, tarefas, ferramentas e materiais próprios utilizadas ao longo do ciclo de vida dos projetos de desenvolvimento de sistemas. Para obter maiores detalhes sobre o processo de desenvolvimento de software Ágil AGU, incluindo funções, tipos de item de trabalho e iterações, navegue para as páginas Processos Ágeis, Ambientes Ágeis, Disciplinas, Categorias e Apoio da MDS. 

Ela está estruturada com base em 5 elementos básicos, que representam “Por quem”, “O que”, “Como”, “Quando” e "Com o que": 

A MDS-AGU define: 

A Metodologia de Desenvolvimento de Software da Advocacia-Geral da União tem por objetivo orientar, padronizar e disseminar a cultura do desenvolvimento ágil de forma a atingir a qualidade desejada dos produtos e serviços assim como satisfação dos usuários. A MDS-AGU está em constante evolução, aderente às normas da Instituição, disseminando o uso das melhores práticas de desenvolvimento de software.

 

Coordenação de Sistemas - COSIS/DTI