TJSC, UFSC e PFUFSC realizam evento sobre advocacia preventiva

Imprimir: TJSC, UFSC e PFUFSC realizam evento sobre advocacia preventiva Compartilhamento: TJSC, UFSC e PFUFSC realizam evento sobre advocacia preventiva TJSC, UFSC e PFUFSC realizam evento sobre advocacia preventiva TJSC, UFSC e PFUFSC realizam evento sobre advocacia preventiva TJSC, UFSC e PFUFSC realizam evento sobre advocacia preventiva
Publicado : 31/10/2019 - Alterado : 17/03/2020

Dr. Júlio César Machado Ferreira de Melo
Dr. Júlio César Machado Ferreira de Melo

Florianópolis/SC, 30 de outubro de 2019.  O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) realizou hoje capacitação sobre advocacia preventiva e gestão de riscos jurídicos, com o objetivo de contribuir com a identificação e eliminação das causas dos potenciais problemas jurídicos em órgãos públicos. O evento foi coordenado pelo Desembargador do TJSC, Dr. Júlio César Machado Ferreira de Melo e ministrado pelo Procurador-Chefe da Procuradoria Federal junto a Universidade Federal de Santa Catarina, Dr. Juliano Scherner Rossi, reunindo cerca de  50 membros do TJSC, da UFSC e da  AGU no auditório Thereza Tang do TJSC. 

Na abertura, o Desembargador Dr. Júlio de Melo destacou a relevância da educação continuada para a promoção da qualidade no serviço público. Ressaltou ainda a importância de se estabelecer parcerias institucionais para a promoção de capacitações, objetivando a qualificação de servidores para a prevenção de litígios e a excelência na gestão pública. 

A Diretora da Escola da Advocacia-Geral da União em Santa Catarina, Procuradora Federal Dra. Vânia Maria Bastos Faller, afirmou que a realização do evento é importante para a prevenção de riscos reputacionais e a redução dos  impactos econômicos, políticos e sociais derivados dos litígios judiciais.

Em sua apresentação, Dr. Rossi, tratou sobre os aspectos metodológicos da gestão de riscos jurídicos e apresentou a experiência prática e os resultados do Programa Estratégico de Advocacia Preventiva da Procuradoria Federal junto a Universidade Federal de Santa Catarina.  O programa já capacitou cerca de 600 servidores públicos desde o início de 2018, visando à redução dos riscos jurídicos e reputacionais para a Comunidade Universitária da UFSC. Objetiva-se promover o autocuidado dos agentes públicos da UFSC, e para isso o programa também prevê a execução de projetos de pesquisa e extensão para identificação padrões de litigância, por intermédio das ferramentas de jurimetria, mineração de dados (Data Mining) e Business Intelligence (BI).

A capacitação foi promovida pela Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, a Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Santa Catarina e a Escola da Advocacia-Geral da União. 

No arquivo abaixo está disponível a apresentação do Procurador-Chefe da Procuradoria Federal junto a UFSC, Dr. Juliano Scherner Rossi, sobre advocacia preventiva e gestão de riscos jurídicos. 

Fotografia: Ricardo May (Jornalista da Escola da Advocacia-Geral da União em Santa Catarina). 


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »

Imagens Relacionadas

Dr. Júlio César Machado Ferreira de Melo
Dr. Juliano Scherner Rossi
Público
Dra. Vânia Maria Bastos Faller
Plateia