AGU participa de acordo que melhora atendimento na rede pública de Teresópolis (RJ)

Imprimir: AGU participa de acordo que melhora atendimento na rede pública de Teresópolis (RJ) Compartilhamento: AGU participa de acordo que melhora atendimento na rede pública de Teresópolis (RJ) AGU participa de acordo que melhora atendimento na rede pública de Teresópolis (RJ) AGU participa de acordo que melhora atendimento na rede pública de Teresópolis (RJ) AGU participa de acordo que melhora atendimento na rede pública de Teresópolis (RJ)
Publicado : 16/01/2017 - Atualizado às : 13:12:26

A atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) em acordo firmado entre o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) e o governo da cidade de Teresópolis (RJ) ajudou a garantir a melhoria de serviços de saúde pública no município fluminense. Todas as ações previstas no acordo firmado em março de 2016 já foram implementadas.

O acordo foi celebrado no âmbito de ação proposta pelo conselho com o objetivo de solucionar problemas como ausência de insumos básicos e de médicos de diversas especialidades, além de atrasos no repasse de verbas e uma redução na quantidade de leitos públicos na região metropolitana.

A Procuradoria-Seccional da União em Petrópolis, unidade da AGU que assistiu o Cremerj no caso, atuou no acordo ao lado do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, do Conselho Municipal de Saúde, e da Beneficência Portuguesa de Teresópolis, além do governo municipal processado.

Com o cumprimento dos termos do acordo com participação da AGU, o serviço de coleta de lixo hospitalar foi regularizado, por meio da celebração de um novo contrato com empresa terceirizada; a central municipal de regularização de leitos foi instalada e entrou em funcionamento, com autorização para a contratação de sete médicos; e o serviço de hemodiálise foi devidamente implantado.

Além disso, a unidade de saúde Dr. Heitel Abdallah Haja, cujo serviço estava prejudicado pela falta de pessoal e equipamentos, teve seu funcionamento reestabelecido como Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e passou a realizar atendimento 24 horas por dia nas áreas de pediatria e clinica geral.

A Procuradoria-Seccional da União em Petrópolis é unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

Ref.: Processo 0089336-76.2015.4.02.5115 - 1ª Vara Federal de Teresópolis

Leonardo Werneck


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »