O Projeto Esplanada Sustentável (PES)

Imprimir: O Projeto Esplanada Sustentável (PES) Compartilhamento: O Projeto Esplanada Sustentável (PES) O Projeto Esplanada Sustentável (PES) O Projeto Esplanada Sustentável (PES) O Projeto Esplanada Sustentável (PES)
Publicado : 06/02/2013 - Alterado : 21/02/2013
A primeira etapa do Projeto Esplanada Sustentável (PES) - que visa à adoção de ações de sustentabilidade e racionalidade do gasto público - iniciou no dia 1º de julho de 2012 e foi encerrada no dia 31 de dezembro de 2012.

Nesse período foram empreendidas ações no âmbito do Distrito Federal objetivando a redução no consumo de papel e copos descartáveis, bem como relacionadas às despesas de água e esgoto, energia elétrica, telefonia fixa e móvel, vigilância e limpeza e conservação.

568.648 (quinhentos e sessenta e oito mil, seiscentos e quarenta e oito) Unidades de Copos Descartáveis! Esse foi o quantitativo que conseguimos reduzir no período. Esses copos levariam no mínimo 50 anos para se decomporem. Podemos garantir que as nossas ações propiciaram a redução da poluição do planeta!

A economia gerada no consumo de papel clorado alcançou o quantitativo de 423.796 (quatrocentos e vinte e três mil, setecentos e noventa e seis) folhas. Ajudamos o planeta reduzindo o número de árvores que deixaram de ser retiradas do meio ambiente!

A despesa com telefonia também foi reduzida. A economia alcançada no segundo semestre de 2012 representou aproximadamente 23% de redução, comparada aos valores gastos em 2011.

Esse resultado culminará no reconhecimento da Advocacia-Geral da União como Órgão aderente ao PES com melhores resultados, bem como o incentivo na ampliação do limite financeiro desses gastos, no valor de até 50% (cinquenta por cento) da economia gerada para reinvestimento em novas ações.

Por orientação da Presidenta da República, o PES será implementado em todos os órgãos do Poder Executivo, a nível nacional, a partir de janeiro de 2013. Além das despesas que estão sendo monitoradas no projeto piloto serão acrescidas outras, dentre elas material de consumo e diárias e passagens.

 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »