Histórico da Unidade

Imprimir: Histórico da Unidade Compartilhamento: Histórico da Unidade Histórico da Unidade Histórico da Unidade Histórico da Unidade
Publicado : 21/03/2012 - Atualizado às : 15:10:19
- Fotografia da fachada da PSU de São José do Rio Preto/SP:

A AGU foi criada com a Constituição de1988 e regulamentada pela Lei Complementar nº 73, de 10/02/1993 e a PSU/SRR foi instalada em São José do Rio Preto em meados de 1993 dentro do prédio da Receita Federal.

O Primeiro Procurador-Seccional da União foi o Dr. DARIO ALVES - Sub-Procurador-Geral da Fazenda Nacional.

Em 01.11.1993, foram requisitados os primeiros servidores administrativos do extinto INAMPS: Maria de Lourdes Rodrigues Gaião e Paulo Sérgio da Silva.

Depois outros Servidores vieram:

1994 - Dr. José Rinaldo Albino - Procurador da Fazenda Nacional como Representante Judicial, Isabel Aparecida Tamelini Patini e Sônia Perpétua Pereira Pradela servidoras do extinto INAMPS; José Felipe Antônio Minaes - TTN da Receita Federal - hoje Procurador da Fazenda Nacional;

1995 - a PSU/SRR recebeu no cargo em comissão o Dr. Anisio Garcia Martin - Promotor de Justiça aposentado - como Procurador-Seccional da União/Substituto;

1996 - a PSU/SRR recebeu dois servidores, uma da LBA - a Procuradora Federal Dra. Veronilda de Oliveira Elias - Procuradora-Seccional da União/Substituta, que posteriormente foi promovida à Procuradora-Seccional da União, hoje é Procuradora Federal atuando na PSF/SRR, e um servidor do ex- INAMPS - Alcides Rossi Filho;

1997 - entrou em exercício a servidora do SERPRO - Marcia Rosana da Costa Aguiar - responsável pela informática desta PSU;

1999 - o então Procurador-Seccional da União - Dr. Dario Alves - aposentou-se.
Em 2000, a PSU/SRR ganhou sede própria, situada na Av. Francisco Chagas de Oliveira. Nesta época, em 07/02/2000, ingressou o 1º Advogado da União concursado - Dr. Ademir Scabello Junior - que foi Procurador-Seccional da União no período de 2003 a julho de 2007.

Em 15/02/2001, a PSU/SRR mudou-se para um prédio maior, neste ano pode contar com o seu 1º Assessor Jurídico - Dr. Guilherme de Siqueira Buissa. No mesmo ano, a PSU recebeu uma servidora do ex-INAMPS, Mara Leite Leonel - hoje na PRU Goiânia.

No final de 2001, com o fechamento da PSU de Araçatuba, a Unidade recebeu os seguintes servidores: - uma Advogada da União - Dra. Vanessa Valente Carvalho Silveira dos Santos - ocupou o cargo de Procuradora-Seccional da União de julho de 2007 a junho de 2011; e três servidoras administrativas: - Ivete de Oliveira Vieira, servidora do MF - hoje cedida para PSF/Araçatuba, Rita de Cássia Amantéa Campos - servidora cedida do SERPRO e Ederli Zuchi.

Em 08 de março de 2002, a PSU/SRR foi oficialmente inaugurada com a presença de diversas autoridades do Judiciário, do Legislativo e do Executivo, dentre elas o então Excelentíssimo Ministro da Justiça, Dr. Aloísio Nunes Ferreira Filho, e o então Excelentíssimo Ministro da Advocacia-Geral da União, Dr. Gilmar Ferreira Mendes. Ainda em 2002, a PSU/SRR recebeu mais uma servidora do SERPRO - Marli Aparecida Souza Ferraz Alves.

A partir de 2003, somente Advogados da União tem ocupado o cargo de Procurador-Seccional.

Em maio de 2003, a PSU/SRR recebeu mais um Advogado da União - Dr. Dionisio de Jesus Chicanato - proveniente da Procuradoria-Regional da União da 3ªRegião SP/MS, nomeado Procurador-Seccional da União em 22 de junho de 2011.

Em 2004, houve a doação de terreno pelo Município de São José do Rio Preto/SP à União, ao lado da Justiça do Trabalho e próximo da Justiça Federal e da Receita Federal, para construção da sede da PSU/SRR. Ainda não houve a construção do aludido prédio por falta de priorização de verbas.

Em março de 2006, veio mais uma Advogada da União - Dra. Heloisa Yoshiko Ono - proveniente da Procuradoria-Regional da União da 3ª. Região SP/MS.

Em junho de 2008, passou a integrar o quadro de servidores da PSU/SRR o servidor Ricardo Alexandre Pissioli, vindo da ANTT.

Em 09 de dezembro de 2008, foi nomeado como Chefe de Divisão o Dr. Lucio Flavio Antoniassi Godarelli em substituição ao Dr. Guilherme de Siqueira Buissa que pediu exoneração.

Em dezembro de 2008, a PSU/SRR recebeu o Advogado da União - Dr. José Roberto de Souza, vindo da Procuradoria Regional da União em Brasília.

E no dia 13/06/2011, a Procuradoria mudou para um prédio maior, ficando assim, todos seus Advogados e servidores bem instalados.

No dia 20/10/2011, com a presença de várias autoridades do Judiciário, legislativo e do Executivo local, inclusive de nossa autoridade máxima, Dr. Gustavo Henrique Pinheiro do Amorim - Procurador-Regional da União da 3ª Região, ocorreu ao mesmo tempo, a reinauguração da Procuradoria Seccional da União e a criação e instalação da Procuradoria-Seccional Federal.

Hoje a Procuradoria-Seccional da União tem os seguintes servidores em seu quadro de pessoal:

- Advogados da União:

Dr. Dionisio de Jesus Chicanato (Procurador-Seccional da União);
Dr. José Roberto de Souza (Procurador-Seccional da União/Substituto);
Dr. Ademir Scabello Junior;
Dra. Heloisa Yoshiko Ono;
Da. Vanessa Valente Carvalho Silveira dos Santos.

- Fotografia dos Advogados da União: visualizada no quadro de imagem.

(sequencia da fotografia iniciando pela esquerda: Dra. Vanessa; Dr. José Roberto; Dr. Dionisio; Dra. Heloisa; Dr. Ademir)

- Servidores:

Alcides Rossi Filho; Ederli Zuchi; Lucio Flavio Antoniassi Godarelli; Maria de Lourdes Rodrigues Gaião; Marli Aparecida Souza Ferraz Alves; Marcia Rosana da Costa Aguiar; Paulo Sérgio da Silva; Ricardo Alexandre Pissioli; Rita de Cássia Amantéa Campos; Sônia Perpétua Pereira Pradela.

- Fotografia do quadro de Servidores: visualizada no quadro de imagem.

A PSU/SRR já atuou em grandes temas, mostrando sua importância para a comunidade, para os Municípios de sua área de abrangência e para os Poderes da União, como, por exemplo, a reversão de precatório de mais de R$ 1.000.000,00 em ações trabalhistas; cautelar para agilização das obras do prédio da Justiça do Trabalho de São José do Rio Preto/SP; unificação das matrículas do prédio da Justiça Federal de São José do Rio Preto/SP; atuação conjunta com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Polícia Federal e Receita Federal no fechamento dos bingos, recuperação de crédito de R$ 1.100.000,00 que havia sido desviado de sua finalidade, mediante a celebração de acordo, dentre outros.

 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »

Imagens Relacionadas

Fotografia dos Advogados da União
Fotografia do quadro de Servidores