Publicações Acadêmicas dos Advogados da União da PU/MG

Imprimir: Publicações Acadêmicas dos Advogados da União da PU/MG Compartilhamento: Publicações Acadêmicas dos Advogados da União da PU/MG Publicações Acadêmicas dos Advogados da União da PU/MG Publicações Acadêmicas dos Advogados da União da PU/MG Publicações Acadêmicas dos Advogados da União da PU/MG
Publicado : 01/02/2012 - Alterado : 03/02/2012

Capa do Livro RISCO SOBERANO: REGULAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE CLASSIFICAÇÃO
DE RISCO E GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA
Capa do Livro RISCO SOBERANO: REGULAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO E GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA

O Dr. RODRIGO DE SOUZA NOGUEIRA, Advogado da União do Grupo de Servidores Públicos e Militares - GSP, da PU/MG, é o Autor da obra intitulada RISCO SOBERANO: REGULAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO E GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA - publicada pela Editora Arraes, Belo Horizonte, no ano de 2011.

Eis a sinopse do Livro:

"Como se sabe, o mercado de títulos (bond market) é muito relevante. Calcula-se que o volume de recursos nele transacionado seja superior ao do mercado de ações (stock market). Governos invariavelmente gastam mais do que arrecadam em tributos. Por isso emitem títulos. O percentual de juros desses títulos reflete o risco soberano medido por determinadas agências. Essa taxa de juros oficial acaba por balizar os juros praticados na economia doméstica dos países, afetando a vida de todos. Nesse sentido, a obra em destaque busca demonstrar como a atuação das agências de classificação de risco pode afetar seriamente a governança democrática dos estados soberanos, notadamente em momentos de agravamento das crises financeiras.



Defende-se que o escasso arcabouço regulatório aplicável às agências de classificação de risco sofra reformas que incorporem preocupações com o desenvolvimento sustentável e a realização da justiça social e econômica. Referidas agências são atores importantes na redução das assimetrias de informação, o que possibilita a continuidade do fluxo financeiro. No entanto, aspectos adversos decorrentes de sua atuação - abordados no texto - podem ferir a acuracidade, imparcialidade e a credibilidade de seus pronunciamentos, produzindo conseqüências danosas, especialmente nos países emergentes".

 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »

Documentos

Arquivo Tamanho
Clique aqui para conhecer o sumário da obra 153,6 KB