Workshop: Conflitos interpessoais e jogo do poder

Publicado em: 13/06/19

A Escola da Advocacia-Geral da União no Estado do Piauí teve a enorme satisfação em realizar ao longo do dia 07/06/2019 o evento "Workshop: Conflitos interpessoais e jogo do poder".

É uma contínua demanda em gerenciamento de pessoal a resolução de conflitos interpessoais em quaisquer instituições, sejam elas públicas ou privadas. Essas situações não seguem uma lógica linear de metas, resultados e metodologia, como, em geral, costuma-se pensar. A rigor, a matéria-prima humana é muito complexa, exigindo a compreensão do envolvimento emocional para gerenciar condutas muito prejudiciais ao desempenho corporativo, dentre as quais: assédio moral, manipulação, bullyng, stress e manobras sociais. O curso demonstrou, de forma brilhante e simples, como catalogar as situações de conflito de maneira racional e fornecer um guia simples e eficiente de ação. 

Recebemos o administrador e palestrante Jorge Pinheiro que, sendo MBA e especialista pela COPPE-UFRJ, consolidou sua experiência ao longo de estudos no tema há 20 anos. O colaborador possui experiência profissional de 32 anos e acadêmica como professor da FGV-RJ e de outras instituições, ministrando o curso por todo o país, com públicos que passam desde abordagens a adolescentes em escolas até o treinamento do Bope. 

Como organizador do workshop, posso deixar o seguinte depoimento: "Asseguro que os participantes do curso tiveram uma experiência muito esclarecedora e enriquecedora. A proposta foi, justamente, lidar para amparar servidores que, algumas vezes, possuem dificuldades como depressão e burnout e que, consequentemente, geram prejuízos ao funcionamento da instituição e precisam de uma especial atenção. Ferramentas preciosas foram fornecidas aos participantes. Espero que gradualmente haja uma cultura institucional na Escola da AGU no Piauí no sentido de engajar treinamentos e aperfeiçoamentos de pessoal como esse." (Raphael Greco Bandeira - Coordenador da EAGU-PI).