Ouvidoria-Geral participa de Fórum sobre Discriminação e Preconceito nas Relações de Trabalho

Imprimir: Ouvidoria-Geral participa de Fórum sobre Discriminação e Preconceito nas Relações de Trabalho Compartilhamento: Ouvidoria-Geral participa de Fórum sobre Discriminação e Preconceito nas Relações de Trabalho Ouvidoria-Geral participa de Fórum sobre Discriminação e Preconceito nas Relações de Trabalho Ouvidoria-Geral participa de Fórum sobre Discriminação e Preconceito nas Relações de Trabalho Ouvidoria-Geral participa de Fórum sobre Discriminação e Preconceito nas Relações de Trabalho
Publicado : 02/10/2009 - Atualizado às : 08:55:57
A Advocacia-Geral da União vai participar do I Fórum sobre Discriminação e Preconceito nas Relações de Trabalho na Administração Pública, que começou na quinta-feira (01/10) e segue até esta sexta-feira (02/10). O encontro tem como objetivo sensibilizar e conscientizar os gestores públicos a debaterem sobre a questão da discriminação e do preconceito no âmbito do Sistema de Pessoal Civil (Sipec) em relação aos servidores públicos negros, mulheres, grupo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), portadores de necessidades especiais e idosos.

A AGU será representada, nesta sexta-feira, pelo seu Ouvidor-Geral, Gabriel Felipe de Souza, que apresenta os trabalhos desenvolvidos pela instituição quanto às discriminações e preconceitos. "Nós vamos apresentar a defesa da União em relação às cotas raciais nas universidades, em uma ação promovida pelo estado do Rio de Janeiro que pede o reconhecimento do regime jurídico das uniões estáveis também às uniões homoafetivas, entre diversos outros temas".

No Fórum haverá apresentação de experiências e debates sobre novas iniciativas de combate a essas práticas de preconceito dentro de órgãos do Sipec. "A AGU está contribuindo com esse diálogo, onde vários setores da Administração Pública participam. É fundamental para que possamos obter um trabalho conjunto e mais sintonizado", afirmou o advogado da União Gabriel Felipe.

O público-alvo são os representantes das Secretarias Especiais da Presidência da República; os dirigentes de órgãos relacionados com o combate à discriminação na Administração Pública; integrantes das Ouvidorias Públicas; coordenadores-gerais de recursos humanos, entre outros.

"É no espaço do trabalho onde as pessoas passam a maior parte de sua existência, assim, neste espaço deve prevalecer o respeito mútuo e a dignidade de todos. A importância de se buscar uma ação comum e trazer esse tema, que sempre fica por baixo do tapete, é fundamental", concluiu o Ouvidor-Geral da AGU.
O evento ocorre no auditório do Ministério do Planejamento, na Esplanada dos Ministérios, bloco K, Brasília (DF).

Thayanne Braga

 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »