Instituição economizará meio milhão por ano com a utilização de fonte ecológica

Imprimir: Instituição economizará meio milhão por ano com a utilização de fonte ecológica Compartilhamento: Instituição economizará meio milhão por ano com a utilização de fonte ecológica Instituição economizará meio milhão por ano com a utilização de fonte ecológica Instituição economizará meio milhão por ano com a utilização de fonte ecológica Instituição economizará meio milhão por ano com a utilização de fonte ecológica
Publicado : 08/07/2009 - Atualizado às : 11:05:05
A Comissão da Agenda Ambiental na Advocacia-Geral da União (A3P-AGU) disponibilizou para os servidores a EcoFont - estilo de fonte de texto capaz de economizar 12% de tinta nas impressões, que vai gerar uma economia de R$ 500 mil anuais para os cofres do órgão.

Segundo a coordenadora da comissão, a advogada da União Maria Augusta Soares de Oliveira Ferreira, o objetivo é poupar o erário e minimizar efeitos nocivos ao meio ambiente. "A medida reduz a poluição causada pela fabricação e utilização dos tonners de tinta. Além disso, poderá gerar essa considerável economia para os cofres da AGU", ressaltou.

A Spranq eco sans ou EconFont inclui pequenos círculos dentro dos traços que formam as letras, que não são preenchidos com tinta quando o documento é impresso. Testes conduzidos pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da AGU demonstraram que na impressão praticamente não há perda de qualidade, embora na tela do computador as diferenças sejam perceptíveis.

A fonte tem uma proporção diferenciada: o tamanho 10 da EcoFont equivale ao tamanho 12 da Times New Roman, com economia de 12%; ou ao tamanho 11 da Arial, onde a economia aumenta para 26%.

Para conter o gasto com tonners de aproximadamente R$ 4 milhões, em 2008, a implantação na AGU foi indicada pela Comissão da A3P do Ministério do Meio Ambiente. "Importante registrar que o apoio e a eficiência da GTI foram fundamentais para viabilizar em larga escala a utilização pela AGU da Ecofont", afirmou Maria Augusta Ferreira.

A iniciativa está descrita no sítio www.ecofont.eu. Para baixar a EcoFont para uso interno ou em outros computadores, basta conferir os tutoriais constantes do endereço www.agu.gov.br/ecofont. A ferramenta não tem restrições comerciais e pode ser utilizada em PC's e MAC's.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do endereço tecnologia@agu.gov.br.


Raquel Arantes





 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »