Câmara de Conciliação da AGU recebe indígenas do Médio Xingu

Imprimir: Câmara de Conciliação da AGU recebe indígenas do Médio Xingu Compartilhamento: Câmara de Conciliação da AGU recebe indígenas do Médio Xingu Câmara de Conciliação da AGU recebe indígenas do Médio Xingu Câmara de Conciliação da AGU recebe indígenas do Médio Xingu Câmara de Conciliação da AGU recebe indígenas do Médio Xingu
Publicado : 14/11/2019 - Atualizado às : 17:44:03

Foto: Daniel Estevão/AscomAGU
Foto: Daniel Estevão/AscomAGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) recebeu nesta quinta-feira (14), em Brasília, representantes de comunidades indígenas do Médio Xingu para mais uma etapa de conciliação envolvendo ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal sobre os impactos da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Os integrantes de diferentes etnias pertencem a territórios no município de Altamira (PA) e reclamam ter sofrido consequências com o empreendimento instalado no local. Segundo o diretor da Câmara de Conciliação da Administração Pública Federal (CCAF), José Roberto Peixoto, os indígenas deixaram o encontro dispostos a continuar o diálogo.

"Sabendo que eles estavam em Brasília, aproveitamos para convidá-los a virem à AGU, por conta da logística que envolve ir até Altamira. Nós pudemos conversar com muita tranquilidade e eles gostaram do encontro", disse.

“Tivemos a oportunidade de ouvir e compreender melhor os interesses por trás das posições manifestadas nos processos judiciais. Assim, foi possível compreender melhor as reivindicações para permitir a construção de opções que possam atender de forma adequada os interesses de todos os envolvidos”, complementou o diretor da CCAF.

José Roberto Peixoto explica, ainda, que as conversas anteriores entre as partes estavam se mostrando improdutivas, motivo pelo qual a CCAF foi chamada a atuar.

Na ocasião, o conciliador do caso na CCAF, José David Pinheiro Silvério, ressaltou os importantes avanços obtidos no procedimento conciliatório. "Todas as partes interessadas estão com o espírito colaborativo e, como consequência, já verificamos a construção de consensos graduais, que pavimentam a futura pacificação do conflito", elogiou.
 

Paulo Victor da Cruz Chagas


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »

Imagens Relacionadas

Foto: Daniel Estevão/AscomAGU
Foto: Daniel Estevão/AscomAGU