PFUFSC apresenta indicadores de desempenho jurídico do primeiro semestre de 2019

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Publicado : 04/10/2019 - Alterado : 24/10/2019

No dia 30/10 (segunda-feira) o Procurador-Chefe da Procuradoria Federal junto a UFSC, Dr. Juliano Scherner Rossi, realizou reunião com os servidores da PFUFSC para apresentar os resultados dos indicadores de desempenho jurídico da unidade, referente ao primeiro semestre de 2019. 

Os indicadores de desempenho jurídico da PFUFSC possibilitam a identificação dos pontos positivos e negativos do desempenho das áreas consultiva, contenciosa e administrativa da unidade. Por intermédio dos indicadores é possível analisar o atual panorama da produtividade da unidade em comparação com o desempenho apresentado pelos dados históricos de períodos anteriores.

Os indicadores estão alinhados com os objetivos e projetos do Planejamento Estratégico  PFUFSC 2019-2022. A metodologia utilizada foi o Balanced Scorecard (BSc), desenvolvida pelos professores Robert Kaplan e David Norton da Harvard Business School. O Balanced Scorecard se caracteriza como um modelo de gestão estratégica capaz de comunicar, alinhar e monitorar a estratégia organizacional, de modo a traduzir a missão e a estratégia de uma organização em objetivos e medidas tangíveis e mensuráveis (KAPLAN, NORTON, 1997). 

O portfólio de indicadores de desempenho jurídico da PFUFSC é composto por fichas de identificação. Sua elaboração foi pautada nas diretrizes do Sistema de Governança Corporativa da Advocacia-Geral da União (BRASIL, 2017) e  é composto por um conjunto de tabelas e gráficos dinâmicos que fazem parte do Painel de Gestão Setorial (dashboard). O painel é destinado a comunicar os indicadores de resultado e desempenho de cada unidade da PFUFSC e da UFSC de forma individualizada.

O portfólio é composto por 9 indicadores, divididos em 4 categorias, conforme apresentação em anexo e descrição abaixo:

1. Indicadores da área consultiva

1.1 Indicador de Emissão de Manifestações Jurídicas na Atividade Consultiva

1.2 Indicador de Tipo de Manifestações Jurídicas Emitidas na Atividade Consultiva 

1.3 Indicador de Tempo de Atendimento a Demandas Consultivas 

1.4 Indicador de Cumprimento de Prazo Legal de Demandas Consultivas 

1.5 Indicador Econômico-Financeiro

 

2. Indicadores da área contenciosa

2.1 Indicador de Demandas Contenciosas Recebidas

 

3. Indicador de assessoramento jurídico

3.1  Indicador de Atendimento às Demandas de Assessoramento Jurídico

 

4. Indicadores jurídicos-administrativos

4.1 Indicador de Satisfação das Unidades Assessoradas

4.2 Indicador de Capacitação do Programa Estratégico de Advocacia Preventiva

A avaliação dos indicadores está pautada na técnica Root Cause Analysis e na metodologia “Fato-Causa-Ação” (FCA) para os casos em que os resultados dos indicadores não apresentam tendência satisfatória em relação aos resultados esperados (PMI, 2014). 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Advocacia-Geral da União. Portaria nº 414 de 19 de dezembro de 2017. Institui o Sistema de Governança Corporativa, a Política de Governança de Processos de Trabalho, a Política de Gestão de Riscos e a Política de Governança de Programas e Projetos da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2017b. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=515&pagina=14&data=20/12/2017>. Acesso em 06 jul. 2018

KAPLAN, R.; NORTON, D. A Estratégia em Ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997

________. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Campus Elsevier, 2004.  

PMI. Project Management Institute. Guide Project Management Body of Knowledge: PMBOK Guide. Newtown Square: PMI, 2014.


 
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