Curso sobre a Lei Anticorrupção tem a participação da PFUFSC

Imprimir: Curso sobre a Lei Anticorrupção tem a participação da PFUFSC Compartilhamento: Curso sobre a Lei Anticorrupção tem a participação da PFUFSC Curso sobre a Lei Anticorrupção tem a participação da PFUFSC Curso sobre a Lei Anticorrupção tem a participação da PFUFSC Curso sobre a Lei Anticorrupção tem a participação da PFUFSC
Publicado : 23/05/2019 - Atualizado às : 19:17:21

No dia 20 de maio de 2019 a Procuradoria Federal junto a UFSC participou do curso "Lei Anticorrupção e Responsabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas". O evento foi promomovido pela Corregedoria-Geral da UFSC em parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da UFSC. A capacitação foi ministrada pelo Corregedor-Geral da UFSC, Dr. Ronaldo David Viana Barbosa. 

O Procurador-Chefe da PFUFSC, Dr. Juliano Scherner Rossi, participou de uma mesa redonda e tratou sobre os projetos desenvolvidos pela procuradoria nas áreas de compliance, gestão de riscos e advocacia preventiva. Na oportunidade, Dr. Rossi apresentou o novo modelo de gestão adotado pela PFUFSC. O modelo privilegia o uso de listas de verificação (checklists) como ferramenta para a identificação de riscos jurídicos e prevenção de riscos reputacionais. Essa é uma ação de advocacia preventiva que, além de prevenir casos de corrupção, também proporciona maior segurança jurídica para gestores, professores, técnicos e toda a Comunidade Universitária da UFSC.  A prática contribui ainda com a desburocratização da gestão e otimização do tempo da atividade jurídica da atuação consultiva nos processos administrativos. O checklist é um instrumento que diminui o retrabalho das equipes e possibilita a alocação de esforços para processos mais críticos e de maior relevância.  

As Portarias nº 00012 e 00014/2018/GAB/PFUFSC/PGF/AGU de 6 de novembro de 2018 instituem o Programa Estratégico de Advocacia Preventiva no âmbito da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Santa Catarina e seu plano de ação, respectivamente.  Os documentos preveem a padronização de manifestações jurídicas e a "Concepção de um Banco de Listas de Verificação (checklists)" como instrumentos de gestão da PFUFSC.

Além do Corregedor-Geral da UFSC, participaram da mesa redonda o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Prof. Dr. Cláudio Amante. e o Secretário da Secretaria de Inovação da UFSC, Prof. Dr. Alexandre Moraes Ramos. 


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »