Novo Presidente do INSS, Renato Vieira

Imprimir: Novo Presidente do INSS, Renato Vieira Compartilhamento: Novo Presidente do INSS, Renato Vieira Novo Presidente do INSS, Renato Vieira Novo Presidente do INSS, Renato Vieira Novo Presidente do INSS, Renato Vieira
Publicado : 09/04/2019 - Atualizado às : 10:05:34

    O Procurador Federal da Advocacia-Geral da União (AGU), Renato Rodrigues Vieira, foi nomeado nesta quarta (16) o novo presidente do INSS. Ainda hoje, o dirigente realizou a primeira reunião com diretores e demais dirigentes das áreas, na sede do INSS em Brasília. Ele falou sobre os planos, perspectivas e o que considera os principais desafios para a sua gestão. Entre eles, a necessidade de rápida internalização das normas e procedimentos que serão instituídos em legislação a ser editada pelo Governo Federal nos próximos dias.

      Além disso, outras metas apontadas pelo presidente do INSS foram o fim da cultura de judicialização por meio da prevenção de litígios, eficiência gerencial, simplificação operacional, compartilhamento de informações com outros órgãos, transformação digital, melhoria de fluxos e procedimentos, solução imediata dos requerimentos de benefícios pendentes de análise – sem descuidar da potencial aposentadoria de parte significativa dos servidores. E citou ainda a importância da reforma da previdência que deverá ocorrer em breve alterando rotinas do INSS.

“Uma das metas é conduzir o INSS do analógico para o digital”, destacou Renato Vieira. Outra prioridade de sua gestão será “tornar, cada vez mais, o INSS uma casa técnica”. “A proposta é que haja processos seletivos simplificados para os cargos de chefia, de forma impessoal e objetiva, com foco na meritocracia”. Segundo ele os projetos partem da constatação de que “os servidores do INSS são os que mais conhecem do negócio”.

    O Presidente solicitou aos diretores relatórios pormenorizados informando as ações das áreas e projetos em andamento, bem como os riscos gerenciais identificados pelos diretores.

    Amanhã o presidente visitará todos os setores a fim de conhecer pessoalmente as equipes da Direção Central.

Currículo

     Renato Vieira já ocupou os cargos de Subprocurador-Regional federal da 1ª Região (2008 a 2010), de Procurador-Regional Federal da 5ª Região (2010 a 2013), de Subprocurador-Geral Federal (2013 a 2015), de Procurador-Geral Federal (2015 a 2016) e de Assessor Especial da Casa Civil da Presidência da República (2016 a 2019).

    Possui experiência em atuação jurídica, tanto na consultoria e no assessoramento jurídico quanto na representação judicial e extrajudicial das entidades da administração pública, inclusive do INSS. Além disso atuou como dirigente máximo da carreira de Procurador Federal, quando detinha competência para atividades disciplinares, de planejamento e de gestão estratégica.

 

http://www-inss.prevnet/novo-presidente-do-inss-renato-vieira-faz-primeira-reuniao-com-dirigentes-do-instituto/?ol=


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »