Acordo celebrado pela AGU assegura ressarcimento por exploração ilegal de mineral

Imprimir: Acordo celebrado pela AGU assegura ressarcimento por exploração ilegal de mineral Compartilhamento: Acordo celebrado pela AGU assegura ressarcimento por exploração ilegal de mineral Acordo celebrado pela AGU assegura ressarcimento por exploração ilegal de mineral Acordo celebrado pela AGU assegura ressarcimento por exploração ilegal de mineral Acordo celebrado pela AGU assegura ressarcimento por exploração ilegal de mineral
Publicado : 11/03/2019 - Alterado : 12/03/2019

Imagem: crpm.gov.br
Imagem: crpm.gov.br

A Advocacia-Geral da União (AGU) celebrou acordo extrajudicial com uma indústria paraibana com o objetivo de garantir o ressarcimento ao erário por prejuízos causados pela exploração ilegal de filito (mineral utilizado na produção de cerâmicas).

O termo prevê o pagamento de R$ 399 mil pela infratora em dez parcelas mensais. O valor corresponde ao ressarcimento integral dos danos causados à União e os honorários advocatícios atualizados.

O pagamento da dívida não desobrigará a empresa de cumprir as demais sanções imputadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM) pela prática ilícita – no caso, a paralisação imediata das atividades de extração indevida de filito. Além disso, o acordo não isenta a parte de ser eventualmente responsabilizada criminal e administrativamente pela conduta.

As tratativas da conciliação, conduzidas pela Procuradoria-Seccional da União em Campina Grande, foram feitas após a demonstração de interesse da indústria em sanar a dívida por meio da celebração de acordo, antes que a AGU ajuizasse ação civil pública para cobrar o ressarcimento.

Luiz Flávio Assis Moura


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »