Acordo garante tradução em Libras de pronunciamentos do presidente

Imprimir: Acordo garante tradução em Libras de pronunciamentos do presidente Compartilhamento: Acordo garante tradução em Libras de pronunciamentos do presidente Acordo garante tradução em Libras de pronunciamentos do presidente Acordo garante tradução em Libras de pronunciamentos do presidente Acordo garante tradução em Libras de pronunciamentos do presidente
Publicado : 06/12/2018 - Alterado : 07/12/2018

Imagem: csjt.jus.br
Imagem: csjt.jus.br

Um acordo celebrado entre a Advocacia-Geral da União (AGU), Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e Ministério Público Federal (MPF) assegurou a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos pronunciamentos oficiais do presidente da República.

A conciliação foi feita no âmbito de uma ação movida pelo MPF para que todos os pronunciamentos fossem acessíveis a pessoas com deficiência. No acordo, homologado pela 7ª Vara Federal do Distrito Federal, a Presidência assumiu o compromisso de implantar a medida.

O texto homologado abrange tanto discursos transmitidos em cadeia nacional de televisão e prevê, também, a disponibilização dos mesmos, devidamente sinalizados em Libras, no Youtube.

Segundo o acordo, a medida leva em consideração diretrizes da Convenção Internacional Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15), bem como o fato de que “é interesse de ambas as partes dar a máxima efetividade possível aos direitos das pessoas com deficiência auditiva, de forma a garantir aos mesmos os meios de acessibilidade aos pronunciamentos oficiais”.

A AGU atuou no caso por meio da Procuradoria-Regional da União na 1ª Região, unidade da Procuradoria-Geral da União.


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »