Para Grace, esforço conjunto das instituições garantiu tranquilidade das eleições

Imprimir: Para Grace, esforço conjunto das instituições garantiu tranquilidade das eleições Compartilhamento: Para Grace, esforço conjunto das instituições garantiu tranquilidade das eleições Para Grace, esforço conjunto das instituições garantiu tranquilidade das eleições Para Grace, esforço conjunto das instituições garantiu tranquilidade das eleições Para Grace, esforço conjunto das instituições garantiu tranquilidade das eleições
Publicado : 28/10/2018 - Alterado : 29/10/2018

Foto: Renato Menezes/AscomAGU
Foto: Renato Menezes/AscomAGU

A advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, afirmou neste domingo (28/10) que o esforço conjunto das instituições foi fundamental para garantir que o segundo turno das eleições fosse realizado com tranquilidade. A declaração foi dada durante entrevista coletiva realizada no Centro Integrado das Eleições, em Brasília.

“Em conjunto com as outras instituições, a Advocacia-Geral da União atuou intensamente nesse processo eleitoral para dar tranquilidade para a sociedade”, disse a advogada-geral, lembrando que 300 advogados públicos aturam em regime de plantão para evitar que o processo eleitoral sofresse qualquer empecilho judicial. “Mas atuamos apenas em quatro ações questionando o processo eleitoral, nenhuma delas com capacidade para causar qualquer embaraço ao processo eleitoral. Nenhuma liminar que pudesse de alguma forma criar um percalço foi deferida”, ressaltou.

“A população está bem informada de que não há fraudes e que estamos vivenciando hoje o ápice da democracia, que é justamente o exercício da soberania popular exercendo o direito ao voto em um ambiente de paz”, acrescentou, parabenizando a Polícia Federal, o Ministério da Segurança Pública e a Justiça Eleitoral pela atuação integrada em defesa da regularidade do processo eleitoral. “As instituições de Estado, através de um trabalho unido, souberam apresentar para o mundo uma democracia forte”.

Notícias falsas

Logo depois, em visita à Polícia Rodoviária Federal (PRF), a advogada-geral elogiou o esforço feito pelas instituições públicas e sobretudo pela imprensa para combater a divulgação de notícias falsas, as chamadas fake news. “Superamos adversidades naturais em um processo de escolha, mas que revelaram que temos instituições de Estado fortes e capazes de dar as respostas pretendidas pela sociedade. As fake news foram algo que todos nós tivemos que enfrentar, uma novidade para nós no Brasil nestas eleições, mas o Tribunal Superior Eleitoral, em conjunto com as demais instituições, soube dar as respostas esperadas. Combatemos a desinformação com a informação, contando também com o trabalho incansável da imprensa brasileira, determinante para que informação fosse passada para sociedade com segurança, com credibilidade, para que o povo brasileiro pudesse saber o que é verdadeiro e o que é falso”, concluiu.


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »