Acordo garante aplicação de cota racial em concursos das Forças Armadas

Imprimir: Acordo garante aplicação de cota racial em concursos das Forças Armadas Compartilhamento: Acordo garante aplicação de cota racial em concursos das Forças Armadas Acordo garante aplicação de cota racial em concursos das Forças Armadas Acordo garante aplicação de cota racial em concursos das Forças Armadas Acordo garante aplicação de cota racial em concursos das Forças Armadas
Publicado : 15/08/2018 - Atualizado às : 12:10:44

Foto: eb.mil.br
Foto: eb.mil.br

Um acordo extrajudicial assegurará a reserva de vagas para negros e pardos em concursos públicos para ingresso nas carreiras das Forças Armadas, conforme previsto na Lei 12.990/14.

Celebrado pela Advocacia-Geral da União (AGU) e homologado pela Justiça Federal do DF, o termo de ajustamento de conduta (TAC) foi firmado no âmbito de uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) para obrigar as Forças Armadas a adotar a cota.

O Ministério da Defesa se comprometeu a aplicar as cotas aos concursos em andamento e também aos futuros. A determinação não abrangerá, no entanto, a seleção de candidatos para cargos temporários.

“Medidas como esta configuram importante frente de redução de litígios, evitando-se uma série de recursos e novas ações”, explicou o procurador-regional da União na 1ª Região, Raphael Ramos Monteiro de Souza.

Ref.: ACP 0040614-42.2015.4.01.3400 – SJDF.


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »