Temer e Cármen Lúcia enaltecem importância da AGU

Imprimir: Temer e Cármen Lúcia enaltecem importância da AGU Compartilhamento: Temer e Cármen Lúcia enaltecem importância da AGU Temer e Cármen Lúcia enaltecem importância da AGU Temer e Cármen Lúcia enaltecem importância da AGU Temer e Cármen Lúcia enaltecem importância da AGU
Publicado : 07/03/2018 - Alterado : 12/03/2018

Foto: Renato Menezes/AscomAGU
Foto: Renato Menezes/AscomAGU

O presidente da República, Michel Temer, e a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, enalteceram nesta quarta-feira (07/03) a importância da Advocacia-Geral da União (AGU) para o Estado democrático de Direito brasileiro e para a Justiça. As declarações foram dadas durante solenidade de abertura de seminário internacional que será realizado em Brasília para celebrar o aniversário de 25 anos da instituição.

“O advogado é indispensável para a administração da Justiça. E a advocacia pública é das mais nobres instituições, porque ela defende interesses do poder público”, observou o presidente Michel Temer, elogiando os resultados obtidos pela AGU na defesa judicial e no assessoramento jurídico da administração pública federal. “Vamos comemorar esses 25 anos e desejar que nos próximos 25 anos os advogados públicos consigam produzir ainda mais em defesa da União e na preservação da constitucionalidade”, acrescentou.

Já a presidente do STF, Cármen Lúcia, lembrou do período em que foi procuradora do Estado de Minas Gerais para destacar a importância do papel que o advogado público desempenha ao encontrar soluções jurídicas para viabilizar políticas públicas. “Essa é uma carreira que é exercida com todo o comprometimento, o que faz com que ela seja voltada para o bem público e para o Brasil. Não apenas de um ou outro governo, mas da nossa pátria amada. Nós aprendemos que a advocacia se faz construindo. E esses 25 anos da AGU representam o que de melhor o Brasil constrói. E ainda há muito o que construir para todos os brasileiros”, afirmou.

A advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, também ressaltou os resultados obtidos pela instituição – lembrando que em 2017, por exemplo, os êxitos da AGU nos tribunais evitaram que R$ 1,1 trilhão deixassem os cofres públicos. “Ao longo desses 25 anos, a AGU soube formar sua identidade em linha com o que foi definido pelo legislador constituinte originário. Sabemos que nosso trabalho é fundamental para as políticas públicas. E sabemos que o que move essa máquina é a certeza de que esse esforço não é em vão, ele se reverte em benefício do cidadão”, comentou.

 

Segurança jurídica

Outro que enalteceu a importância da AGU para o país foi o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia. “Vivemos momentos difíceis. E é em momentos como esses que todos nós operadores do Direito temos a obrigação de reconhecer a importância de uma instituição como a AGU para o Brasil e para o Estado democrático de Direito. O controle de legalidade exercidos pelos membros da AGU é fundamental para que tenhamos cada vez mais segurança jurídica para todos”, avaliou.

Também estiverem presentes na cerimônia de abertura do seminário – que se estende até sexta-feira (08/03) e contará com a participação de diversas autoridades em painéis que discutirão questões relacionadas à advocacia pública – o ex-presidente da República, José Sarney; os ministros do STF Dias Toffoli e Alexandre de Moraes; o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; o ministro da Justiça, Torquato Jardim; o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmman; o comandante do Exército brasileiro, general Eduardo Villas Boas; a presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Laurita Vaz; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luiz Fux; o presidente do Superior Tribunal Militar, ministro José Coêlho Ferreira; e o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira; além de parlamentares, chefes de advocacias estaduais e de outros países e centenas de membros da AGU que vieram de todo o país para participar do encontro em Brasília.


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »

Imagens Relacionadas

Foto: Renato Menezes/AscomAGU
Fotos: Beto Barata/PR
Foto: Renato Menezes/AscomAGU