Escola da AGU de Santa Catarina realiza Curso de Jurimetria

Imprimir: Escola da AGU de Santa Catarina realiza Curso de Jurimetria Compartilhamento: Escola da AGU de Santa Catarina realiza Curso de Jurimetria Escola da AGU de Santa Catarina realiza Curso de Jurimetria Escola da AGU de Santa Catarina realiza Curso de Jurimetria Escola da AGU de Santa Catarina realiza Curso de Jurimetria
Publicado : 22/12/2017 - Alterado : 26/12/2017

Nos dias 11 e 12 de dezembro ocorreu na Escola da AGU de Santa Catarina o Curso de Introdução à Jurimetria: Estatística Aplicada ao Direito e à Gestão. O Curso foi ministrado pelos professores universitários Filipe Jaeger Zabala e Fabiano Feijó Silveira.

A Jurimetria é a estatística aplicada ao direito e tem como objetivo medir a eficiência da atividade jurisdicional e também serve para auxiliar na alocação eficiente de recursos. Sob a ótica do legislador e do gestor público, a Jurimetria tem o papel de embasar a tomada de decisão.

Para o julgador, o aparato jurimétrico funciona como uma calculadora avançada, que permite ao decisor agregar sua experiência aos fatos observados, calibrando o grau de incerteza (probabilidade) para os cenários avaliados.

Ao se valer de bases de dados e outras fontes relacionadas aos seus processos, o litigante pode avaliar a chance de êxito ou estimar valores do seu interesse. Ao formalizar os métodos utilizados, torna compreensível ao magistrado a associação entre o conteúdo legal e os casos sob sua responsabilidade.

O Curso de Introdução à Jurimetria: Estatística Aplicada ao Direito e à Gestão contou com a presença de membros das carreiras jurídicas e servidores da AGU e de órgãos parceiros.

 

ASCOM/EAGU/SC


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »