Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Imprimir: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Compartilhamento: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Publicado : 05/12/2017 - Alterado : 12/12/2017

Para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Escola da AGU em Belo Horizonte, promoveu a palestra “Inclusão Social e Direitos da Pessoa com Deficiência”.

O evento foi ministrado pela Pedagoga Priscila Paula Santos Viana, professora e intérprete de Libras na Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Belo Horizonte – EJA PBH, além de monitora no curso de extensão da UMA – Educação Inclusiva. A intérprete Núbia Águila foi responsável por fazer a tradução simultânea, em Libras, durante o evento.

A palestra teve a presença de servidores públicos, estudantes, membros da Advocacia-Geral da União, Advocacia Geral do Estado, além de interessados. No decorrer da palestra, abriram-se momentos para relatos pessoais, debate de situações e esclarecimento de dúvidas.

Para fechar as comemorações, a Escola da AGU promoveu um café da manhã para os presentes.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, em comemoração ao término da década 1983-1992. A partir de então, a cada ano, no dia 03 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal.

Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.

As Nações Unidas buscam enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, as empresas e o público em geral. Neste sentido, como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade.

 


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »