AGU Explica alcança 2,5 milhões de visualizações em dois anos

Imprimir: AGU Explica alcança 2,5 milhões de visualizações em dois anos Compartilhamento: AGU Explica alcança 2,5 milhões de visualizações em dois anos AGU Explica alcança 2,5 milhões de visualizações em dois anos AGU Explica alcança 2,5 milhões de visualizações em dois anos AGU Explica alcança 2,5 milhões de visualizações em dois anos
Publicado : 12/06/2017 - Alterado : 21/06/2017

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

O AGU Explica completa nesta terça-feira (13/06) dois anos de existência. Produzido pela Assessoria de Comunicação da Advocacia-Geral da União (Ascom/AGU), o programa apresenta, em linguagem simples e acessível, esclarecimentos sobre temas relacionados à instituição e ao mundo jurídico.

No total, os 158 vídeos publicados no período foram assistidos quase 2,5 milhões de vezes e tiveram um alcance (número de vezes em que as publicações aparecem na linha do tempo dos usuários) de mais de 13 milhões apenas no Facebook.

Com duração de até três minutos, o programa é apresentado por um advogado público. "É um produto bem direto, que esclarece conceitos complexos com uma linguagem direta e amigável, em vídeos de curta duração", resume o procurador federal Gustavo Augusto, um dos apresentadores.

Para o procurador federal, a ideia é facilitar a compreensão do mundo jurídico pela sociedade. “Por isso, tentamos usar uma linguagem simples, de fácil acesso, evitando jargões técnicos e uso excessivo do ‘juridiquês’”, destaca. “Trata-se de uma poderosa ferramenta de cidadania, que permite que as pessoas tenham uma participação mais ativa e qualificada no debate político e na vida democrática, além de solucionar dúvidas comuns do dia a dia”, completa.

Recursos visuais como fundo interativo, animações e infográficos tornam mais dinâmico e atraente o programa, que também é conduzido pelos advogados da União Daniela Oliveira e Rodrigo Hauer.

“O programa trata de temas atuais, que interessam não só para o estudante de direito ou para o concursando, mas para qualquer pessoa que deseja aprender um pouco mais sobre Direito. O formato aproxima a sociedade brasileira do cotidiano da nossa instituição, e permite que a nossa atuação seja conhecida. É um verdadeiro processo de educação em direitos e de contribuição para a emancipação do cidadão através da informação”, esclarece Daniela.

Diálogo com a sociedade

Como é um programa voltado para as redes sociais, o AGU Explica incentiva a participação dos internautas. "O quadro tem dois objetivos: prestar serviço para o cidadão e criar um espaço para o diálogo com a sociedade. Por meio do hashtag #AGUexplica, os cidadãos podem fazer perguntas e tirar suas dúvidas com a instituição", ressalta Flávio Gusmão, chefe da Ascom.

Rodrigo Hauer também aposta no intercâmbio com o público. “O AGU Explica surgiu como uma importante ferramenta, capaz de aproximar as instituições públicas, no caso a AGU, do cidadão. Ele permite o diálogo constante com a população, através da abordagem de temas sugeridos pelos seguidores e fornece, ainda que de maneira simplificada, um importante instrumento que permite que o cidadão conheça temas e conceitos do universo jurídico que têm um impacto direto em suas vidas”, aponta.

“Fazer parte da equipe do #AGUExplica tem sido uma oportunidade única de aprendizado! Há poucos meses era uma expectadora do programa e, agora, fico muito feliz em olhar para trás e ver que estou do outro lado da tela. Desejo que o programa continue crescendo, ganhando espaço, e que todos nós continuemos a aprender muito com ele”, conclui Daniela.

Assessoria de Comunicação


 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »