Sustentabilidade: SGA adota medidas para economizar energia e água em 2016

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Publicado : 19/04/2017 - Atualizado às : 14:36:29

Foto: Ascom/AGU
Foto: Ascom/AGU

A Secretaria-Geral de Administração (SGA) da Advocacia-Geral da União (AGU) adotou uma série de medidas em 2016 que contribuíram para a eficiência da instituição. O órgão responsável por administrar atividades ligadas aos sistemas de planejamento e orçamento federal, recursos humanos e modernização administrativa adotou ações para economizar os gastos públicos, ampliar a sustentabilidade ambiental, reconhecer o desempenho funcional e institucional e aumentar a qualidade de vida no trabalho foram alguns dos destaques do

Para garantir um bom uso do orçamento público, a SGA tem demonstrado preocupação com a economia e a sustentabilidade. Assim, foi iniciado procedimento para implementar produção de energia limpa por meio de placas fotovoltaicas (energia solar). A adoção implicará uma redução mensal de aproximadamente 30% na conta de energia. Atualmente, o projeto está em fase de análise pela Companhia Energética de Brasília (CEB). “Sendo o projeto qualificado e a proposta habilitada, será iniciada a segunda fase, na qual serão adquiridos os painéis solares. O início da produção de energia limpa está prevista para início de 2018”, explica a secretária-geral de administração, Maria Aparecida de Siqueira

Além disso, houve redução do consumo de energia elétrica e de água em 12,03% e 13,29%, respectivamente, em comparação a 2015. Para a secretária, essas ações demonstram que “a Advocacia-Geral da União atua com o compromisso de preservar os recursos naturais e econômicos, e igualmente promover a eficiência e eficácia na Administração”.

Com um planejamento eficiente, a SGA apresentou uma economia de aproximadamente 30% em licitações realizadas em conjunto com outros órgãos da administração direta e indireta para contratação de serviços de telefonia, aquisição de lâmpadas, café e açúcar.

A unidade também é responsável por gerenciar 184 instalações que abrigam 223 unidades da AGU e 34 Escritórios Avançados da Procuradoria-Geral Federal (PGF), em 128 cidades. Nesse processo, a SGA constatou que 66% dos prédios ocupados pela AGU e PGF receberam avaliações entre ótimo e bom.

Reconhecimento

A Secretaria-Geral de Administração também está atenta à dedicação dos servidores à instituição. Por isso, foi promovida a 4ª Edição do Prêmio por Desempenho Funcional. Foram entregues 620 diplomas de condecoração, sendo 357 de Jubileu de Bronze (10 anos de AGU), 86 de Jubileu de Prata (25 anos de serviço público) e 124 por relevantes serviços prestados. A entrega de 53 diplomas de reconhecimento por desempenho funcional também fez parte do evento.

“A iniciativa da premiação, além de incentivar a adoção de práticas inovadoras no ambiente de trabalho, valoriza os talentos da casa, motivando-os a serem mais criativos e a entregarem melhores resultados”, afirmou Maria Aparecida.

Em relação ao desempenho institucional, servidores atingiram média de 90% na avaliação que ocorreu no 18º ciclo – processo que reflete diretamente no valor da gratificação.

Como reforço ao quadro da instituição, foram nomeados 238 advogados e servidores, sendo 31 procuradores federais, 200 advogados da União, seis analistas técnico-administrativos e um técnico em Comunicação Social.

Qualidade de vida

Outro foco da SGA é proporcionar um ambiente de trabalho saudável para o servidor realizar suas atividades. Assim, a secretaria criou o programa Medida Certa, que oferece acompanhamento nutricional em parceria com a Unieuro. Mais de 600 servidores foram atendidos pelo programa ao longo do ano. Além disso, um em cada cinco servidores da instituição participaram do projeto de ginástica laboral implantado pela secretaria.

Ações especiais em campanhas como Semana da Saúde, campanha de solidariedade para arrecadação de agasalhos, Dia Internacional da Mulher, Outubro Rosa e Novembro Azul também foram realizadas por meio do programa AGU Mais Vida.

O órgão também enfatizou a solidariedade e a integração: por meio da campanha Papai Noel da AGU, 370 filhos e netos de terceirizados foram agraciados com presentes comprados por advogados e servidores da Advocacia-Geral.

Próximos passos

Para este ano, uma das prioridades da SGA é estruturar a Central DGEP, setor de atendimento no âmbito da Diretoria de Gestão de Pessoas que tem como objetivo dar um retorno aos membros e servidores de todas as demandas relacionadas à gestão de pessoas. “Buscaremos também implementar o projeto pré e pós-aposentadoria, visando, respectivamente, preparar nossos membros e servidores para essa importante etapa da vida, a sua aposentadoria e, na sequência, inserí-los em nossas atividades, trazendo-os para perto da instituição”, completa Maria Aparecida.

Laís do Valle


 
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