Informativo AGU Brasil homenageia membros da instituição pelo Dia do Advogado

Imprimir: Informativo AGU Brasil homenageia membros da instituição pelo Dia do Advogado Compartilhamento: Informativo AGU Brasil homenageia membros da instituição pelo Dia do Advogado Informativo AGU Brasil homenageia membros da instituição pelo Dia do Advogado Informativo AGU Brasil homenageia membros da instituição pelo Dia do Advogado Informativo AGU Brasil homenageia membros da instituição pelo Dia do Advogado
Publicado : 11/08/2015 - Alterado : 17/08/2015

Arte: Roberto Ferreira/AscomAGU
Arte: Roberto Ferreira/AscomAGU
Marco na história do Brasil, a criação dos primeiros cursos de direito, em São Paulo (SP) e Olinda (PE), em 11 de agosto de 1827, foi o pontapé inicial para a formação dos primeiros advogados em terras brasileiras. A celebração desta data, hoje conhecida como Dia do Advogado, é o principal destaque do informativo AGU Brasil desta semana, que reúne depoimentos de advogados da União e procuradores federais sobre a carreira.

Maior escritório de advocacia do mundo, a Advocacia-Geral da União (AGU) reúne entre seus membros cerca de oito mil profissionais, que atuam como defensores do Estado e de políticas públicas e também como consultores jurídicos dos órgãos do Executivo federal. Em suas trajetórias, advogados e procuradores trazem histórias marcantes, como a do folclórico "pendura" dos tempos de estudante e as influências da família na escolha da profissão, contadas por eles nesta edição.

No quadro "curiosidades", saiba quais são as origens do nome da profissão, os primeiros registros históricos da aparição de defensores - no Ocidente e no mundo - e também quais são os requisitos para entrar para a carreira e ser considerado bom profissional.

Também nesta edição, homenageamos os economistas da AGU, que também têm data comemorativa, celebrada nesta quinta-feira (13). Na AGU, eles estão lotados nos 41 núcleos de cálculos e perícias (Necaps). Saiba qual é a função desses profissionais na Advocacia-Geral e o que disse quem faz parte da carreira sobre a importância da função para a instituição.

A publicação tem, ainda, uma entrevista com a diretora da Escola da AGU, Juliana Sahione, que comentou a reclassificação da Revista da AGU como grau "B1" na escala de avaliações de produções acadêmicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação do Ministério da Educação. Saiba como isso influencia na visibilidade e peso da produção intelectual dos autores do periódico.

O AGU Brasil é uma publicação semanal, impressa no formato A3, distribuída toda segunda-feira nas sedes I e II, em Brasília. A versão digital é enviada para os e-mails institucionais e pode ser acessada em www.issuu.com/agubrasil/stacks.

Flávio Gusmão

 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »