ProgramAGU Instalações Eficientes e Sustentáveis

Compartilhamento: ProgramAGU Instalações Eficientes e Sustentáveis ProgramAGU Instalações Eficientes e Sustentáveis ProgramAGU Instalações Eficientes e Sustentáveis
publicado : 29/10/12

ProgramAGU - Instalações Eficientes e Sustentáveis
ProgramAGU - Instalações Eficientes e Sustentáveis

O ProgramAGU Instalações Eficientes e Sustentáveis (IES) é realizado pela Secretaria-Geral de Administração (SGA) para obter um diagnóstico de todas as instalações administradas pela AGU onde estão unidades da AGU e PGF.
Em 2013 foram visitadas 130 instalações com 190 unidades em 84 cidades mais 77 escritórios de representação.

MÉTODO DE AVALIAÇÃO

Foi utilizado a metodologia de aplicação de checklist que é uma ferramenta de fácil aplicação para qualificar o local e as condições de trabalho, além de servir como parâmetro comparativo das melhorias nas avaliações futuras.
O checklist foi estruturado com itens que avaliam as condições do imóvel, gestão do espaço, gestão logística, gestão da infraestrutura, gestão administrativa e financeira, acessibilidade, arquivo, ações ambientais, certificações digitais e tecnologia da informação.

Para cada unidade ou escritório de representação foi preenchido um checklist. Caso uma instalação (prédio) contenha mais de uma unidade ou escritório de representação foi preenchido um checklist para cada um deles.
A aplicação do checklist se deu a partir da visita ao local. Com a ferramenta em mãos, passou-se por todos os setores e postos de trabalho observando os itens listados no checklist. Nesta fase foi importante o acompanhamento dos responsáveis pela unidade ou escritório de representação e pelos setores em análise para facilitar os trabalhos de coleta de dados.
Foram tiradas fotos dos locais que auxiliam na identificação do setor e das instalações existentes. Quando foi identificado um descumprimento a algum item do checklist, este fato foi registrado por meio de fotos.
O checklist, neste caso, é um método de avaliação pelo questionamento de SIM e NÃO. As marcações afirmativas foram consideradas como índice de qualidade na pesquisa, ou seja, quanto maior a quantidade de respostas SIM, melhores as condições do trabalho da unidade avaliada e consequentemente melhor a classificação da instalação.
Quando um item não foi aplicável, não contou para a pontuação, sendo o resultado adaptado ao nº de questões aplicáveis na forma de percentual. O resultado tem 5 (cinco) classificações, sendo o percentual de cada uma como segue:
0 a 20% - Péssimo
20,1 a 40% - Ruim
40,1 a 60% - Regular
60.1 a 80% - Bom
80,1 a 100% - Ótimo
Para as instalações (prédios) com mais de uma unidade ou escritório de representação é apresentado a nota para cada uma destas unidades ou escritório de representação e a média destas como nota da instalação (prédio).
Foram incluídos comentários e/ou considerações sobre o item abordado, como por exemplo, a explicitação da não conformidade ou a indicação do local onde foi identificado o risco. Esta coluna é disponibilizada a fim de facilitar a indicação de medidas corretivas.
Como resultado dos checklist foi elaborado o Painel de Prioridades e os planos de ação para implantação de melhorias nas condições de trabalho, das instalações, unidades e escritórios de representação da Advocacia-Geral da União.

Acesse os links abaixo e veja as instalações da AGU no Google Earth ou no Google Maps.