Garantida isenção do INSS de taxas cartoriais para registro de imóvel no Rio de Janeiro

Imprimir: Garantida isenção do INSS de taxas cartoriais para registro de imóvel no Rio de Janeiro Compartilhamento: Garantida isenção do INSS de taxas cartoriais para registro de imóvel no Rio de Janeiro Garantida isenção do INSS de taxas cartoriais para registro de imóvel no Rio de Janeiro Garantida isenção do INSS de taxas cartoriais para registro de imóvel no Rio de Janeiro Garantida isenção do INSS de taxas cartoriais para registro de imóvel no Rio de Janeiro
Publicado : 08/03/2012 - Alterado : 09/03/2012
A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou, na Justiça, que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é isento da cobrança de taxas cartoriais para registro de imóvel. No caso, o Cartório de Registro Geral de Imóveis da 3ª Circunscrição de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, havia condicionado a expedição de uma Certidão de Ônus Reais ao recolhimento da despesa.

O documento solicitado, que traz histórico e registro de possível impedimento de venda, seria usado pela autarquia para aquisição de um imóvel que, até então, era utilizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1).

A Procuradoria-Seccional Federal em Niterói (PSF/Niterói) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE/INSS) explicaram que a Lei Estadual do Rio de Janeiro nº 3350/99 isenta os pagamentos de custas cartoriais pela União, estados, Distrito Federal, municípios, territórios federais e autarquias.

Os procuradores ainda afirmaram que, de acordo com a Lei 8.620/93, o INSS também é isento do pagamento de traslados, preparos, certidões, registros, averbações e quaisquer outras taxas nas ações em que a autarquia seja a parte interessada.

O juízo da 3ª Vara Federal de São Gonçalo acolheu os pedidos da AGU e argumentou que seria uma violação ao "direito líquido e certo do INSS a não expedição de certidão com isenção de taxa notarial, instituída no exercício da competência tributária do Estado do Rio de Janeiro".

A PSF/ Niterói e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

Ref.: Mandado de Segurança 0003382-95.2011.4.02.5117 - 3ª Vara Federal de São Gonçalo.

Adélia Duarte / Uyara Kamayurá

 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »