PRU5 promove treinamento de integração entre a AGU e o Exército

Imprimir: PRU5 promove treinamento de integração entre a AGU e o Exército Compartilhamento: PRU5 promove treinamento de integração entre a AGU e o Exército PRU5 promove treinamento de integração entre a AGU e o Exército PRU5 promove treinamento de integração entre a AGU e o Exército PRU5 promove treinamento de integração entre a AGU e o Exército
Publicado : 15/07/2010 - Atualizado às : 14:37:44

Encontro foi realizado no auditório da PRU5
Encontro foi realizado no auditório da PRU5
A Procuradoria Regional da União da 5ª Região (PRU5) concluiu no dia 9 desse mês o treinamento com integrantes do Comando Militar do Nordeste (CMNE) e da 7ª Região Militar / 7ª Divisão do Exército (7ª RM / 7ª DE) para agilização de processos que a AGU e o Exército estejam envolvidos na defesa da União. O encontro, iniciado no dia 5 contou com a presença da Tenente Adriana Helena Rodrigues da Silveira e Tenente Cláudia Regina Cordeiro de Barros, da 7ª RM / 7ª DE, e Aspirante Michelle Christiany dos Santos e Sargento Júlio César Pontes de Melo, do CMNE.

A iniciativa surgiu de uma visita do Procurador Regional da União da 5ª Região , José Roberto Farias, ao CMNE, onde foi discutida a necessidade de as forças militares entenderem a funcionalidade do Sistema de Integrado de Controle das Ações da União (SICAU) para melhor utilizá-lo. "Quando o Exército é parte em ação na justiça, a AGU é responsável por fazer a representação, por isso é essencial a interação, o conhecimento mútuo que este encontro proporciona. É uma maneira de ambos conhecermos as rotinas da trabalho um do outro", afirmou a Coordenadora da Gestão do SICAU na PRU5, Ana Margarida Neves.

Durante os cinco dias de treinamento, os participantes assistiram a aulas teóricas e práticas sobre como facilitar o gerenciamento de informações nos processos judiciais que tenham a participação das instâncias jurídicas e militares. "A partir desta nova experiência, o envio de um ofício, por exemplo, que demoraria de 15 a 20 dias poderá até ser feito em um dia mesmo", complementou Ana Margarida, que ainda enfatizou a economia de recursos materiais graças à comunicação eletrônica na troca de informações.

Para a Tenente Adriana Rodrigues a agilidade nas demandas é o principal benefício deste novo modo operacional de trabalho. "Uma maior interação com o SICAU traz praticidade em relação aos tramites judiciais e é algo muito válido no nosso contado direto com a AGU na defesa da União". Após a conclusão do treinamento, os resultados obtidos serão repassados aos demais estados que integram a 7ª RM - Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. "Nossa meta é também expandir a proposta para além de Pernambuco e fazê-la chegar também em Sergipe e Ceará, localidades que fazem parte, respectivamente, da 6ª e 10 RM", ressaltou o Sargento Júlio César Pontes.

Gabriel Maranhão - Assessoria de Comunicação PRU5 / AGU

 
« Notícia anterior
 
Próxima notícia »