Seminário - Coordenação Interinstitucional Público-Privada no combate à Corrupção (SP)

Imprimir:  Seminário - Coordenação Interinstitucional Público-Privada no combate à Corrupção (SP) Compartilhamento:  Seminário - Coordenação Interinstitucional Público-Privada no combate à Corrupção (SP)  Seminário - Coordenação Interinstitucional Público-Privada no combate à Corrupção (SP)  Seminário - Coordenação Interinstitucional Público-Privada no combate à Corrupção (SP)  Seminário - Coordenação Interinstitucional Público-Privada no combate à Corrupção (SP)
Publicado : 27/10/2014 - Alterado : 14/09/2015

Seminário Coordenação Interinstitucional Público-Privada no Combate à Corrupção
Seminário Coordenação Interinstitucional Público-Privada no Combate à Corrupção

A Escola da AGU em São Paulo informa que estão abertas as inscrições para o Seminário - Coordenação Interinstitucional Público-Privada no Combate à Corrupção. O evento é uma realização da Escola da AGU em São Paulo em parceria com a Comissão de Anticorrupção e Compliance da OAB/SP/Pinheiros e Escola Superior da PGE/SP.

Presenças confirmadas:
Jorge Eluf Neto - Presidente da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
Gustavo Gonçalves Úngaro - Presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo
Maira Rocha Machado - Professora da FGV - Direito
José Roberto Pimenta Oliveira - Professor e Ministério Público Federal
Carlos H. Ayres - Advogado, Trench, Rossi e Watanabe Advogados
Rogéria Gieremek - Consultora Global do Programa de Compliance da Serasa Experian
Mario Vinícius Spinelli - Controlador Geral do Município de São Paulo
Giovanni Falcetta - sócio da Aidar SBZ Advogados
Alessandra Gonsales - sócia da WFaria Advocacia e Sócia da Revista LEC
Wagner Giovanini - Diretor de Compliance da Siemens
Tércio Issami Tokano - Procurador Regional da União 3ª Região AGU
Roberto Biasoli - Coordenador-Geral de Articulação Institucional do Ministério da Justiça - ENCCLA/MJ
Renata Moreti Pinheiro - Diretora Compliance LATAM da Carlson Wagonlit
Renata Fonseca de Andrade - Advogada Brasil e USA, Consultora em Anticorrupção Corporativa e Compliance, Presidente da Comissão de Anticorrupção e Compliance da OAB/SP Pinheiros
Hamilton Cota Cruz - Diretor de Promoção de Integridade e Cooperação Internacional da Controladoria Geral da União
José Leonélio de Souza - Diretor da Thomson Reuters LATAM
Caio Magri - Diretor de Políticas Públicas do Instituto Ethos


Realização: Escola da AGU, Escola Superior da PGE, Comissão de Anticorrupção e Compliance da OAB/SP/Pinheiros.

Data: 26 de novembro de 2014

Horário 8h às 18h

Local: no auditório da Escola da AGU/SP, sito à Rua da Consolação, 1.875, 2º andar, Cerqueira César, São Paulo- SP

Público Alvo: Membros das Carreiras Jurídicas e Administrativas da AGU, PGE, CGM, profissionais e advogados da área de anticorrupção e compliance corporativa.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.

Inscrições abertas até 25 de novembro, enviando e-mail escolaagu.sp@agu.gov.br.

Ao final, haverá Coquetel de Encerramento.

Mais Informações
Escola da AGU no Estado de São Paulo
e-mail: escolaagu.sp@agu.gov.br
Telefone: (11) 3506-2544



PALESTRANTES

TÉRCIO ISSAMI TOKANO
Advogado da União desde 2006, trabalhou na Procuradoria da União no Estado do Mato Grosso e na Procuradoria Seccional da União em Umuarama-PR. Em janeiro de 2010 assumiu a Coordenação-Geral de Defesa da Probidade da Procuradoria-Geral da União, em Brasília, passando a coordenar a atuação nacional da PGU em matéria de improbidade Substituto do Departamento de Patrimônio e Probidade da PGU. Atuou, ainda, como palestrante convidado da ENCCLA/MJ (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção administrativa, em especial perante o Superior Tribunal de Justiça, até junho de 2012. Acumulou, no período, a função de Diretor e à Lavagem de Dinheiro) em diversos Cursos de Capacitação e Treinamento ocorridos nos Estados, ministrando palestra sobre Improbidade Administrativa. Foi representante da AGU perante o Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF (Decreto nº 2.799/98, art. 9º, IX e art. 25). Atualmente, exerce o cargo de Procurador Regional da União da 3ª Região, com atuação nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

MAIRA ROCHA MACHADO
professora do mestrado em Direito e Desenvolvimento da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP)

CAIO MAGRI
Sociólogo pela Universidade de São Paulo (USP) é o atual Diretor Executivo de Operações, Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e Diretor-Presidente do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo-InPACTO. Foi Gerente de Políticas Públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (1995/2000). Em 2003 integrou a assessoria especial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sob coordenação de Oded Grajew.

RENATA FONSECA ANDRADE
Especialista em Compliance, realiza Seminários e Treinamentos ativos sobre o tema, complementados por prestação de serviços específicos na área incluindo Governança, Compliance em Relações Governamentais e Contratos, Mitigação de Riscos e Implantação/Implementação de Programas de Compliance em atendimento à Legislação Anticorrupção (FCPA, UK Anti-Bribery Act e Lei Brasileira de Anticorrupção 12.846/13). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (1989) e especialização em Governo pela Escola de Governo, prof. Fábio Konder Comparato (2000). Mestrado em Direito - LLM pela Universidade de Wisconsin, USA (2006). Advogada inscrita na OAB, Secção São Paulo desde 1990 e advogada inscrita pelo Bar nos Estados Unidos, Estado de Illinois desde 2008. Presidente da Comissão de Anticorrupção e Compliance da OAB/SP Pinheiros.

JOSÉ ROBERTO PIMENTA OLIVEIRA
Bacharel em Administração pela Uniào das Escolas Superiores do Pará (1991). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (1995). Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP (2003). Doutor em Direito do Estado pela PUC/SP (2009). Professor Assistente-Mestre de Direito Administrativo da PUC-SP. Professor de Cursos de Especialização e Capacitação em Direito Administrativo e Direito Público (COGEAE-PUC-SP, NDJ-Treinamentos, etc.). Professor do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da PUC-SP - Núcleo Direito Administrativo). Membro e Diretor de Publicações do Instituto de Direito Administrativo Paulista (IDAP) e do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Membro do Instituto Estudos Direito e Cidadania (IEDC). Diretor Acadêmico do Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública (IBEFP).Membro do Conselho Editorial da Revista Internacional Direito e Cidadania (REID), da Revista Brasileira de Infraestrutura (RBINF) e da Revista de Direito da Faculdade de Direito da PUC-SP, e Coordenador da Revista Brasileira de Estudos da Função Pública (RBEFP). Líder do Grupo de Pesquisa Direito e Combate à Corrupção, credenciado pela PUC-SP e registrado no CNPQ. Ex-Procurador da Fazenda Pública do Estado de São Paulo. Procurador da República no Estado de São Paulo, atuante no 2o Ofício do Patrimônio Público e Social.

ROBERTO BIASOLI
Coordenador-Geral de Articulação Institucional do Ministério da Justiça - ENCCLA/MJ - Formado em 1999 pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, em São Paulo, é especialista em Direito Público pela Escola Paulista de Direito. Foi advogado, durante 10 anos, na área de contencioso cível e, desde 2009, é Delegado de Polícia Federal, cedido ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional - DRCI, vem exercendo a função de Coordenador-Geral de Articulação Institucional e Diretor Substituto, responsável pela Secretaria Executiva da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - ENCCLA e pelo Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - PNLD, além de representar o Ministério da Justiça em diversos foros internacionais no âmbito da Organização das Nações Unidas-ONU, Organização dos Estados Americanos-OEA, Organização para Cooperação e Desenvolvimento-OCDE, dentre outros.

GIOVANNI FALCETTA
Sócio responsável pela área de compliance do Aidar SBZ Advogados, coordenador da Comissão Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial - IBRADEMP e instrutor do Curso Preparatório de Compliance da LEC - Legal, Ethics and Compliance. Giovanni é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica- PUC/SP; mestre em Direito Privado Europeu pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza" e participou ativamente das discussões envolvendo a tramitação e regulamentação da Lei Anticorrupção brasileira.
Best regards

ROGÉRIA GIEREMEK
Consultora Global do Programa de Compliance da Experian, Mestre em Direito pela PUC/SP, Presidente da Comissão Permanente de Estudos de Compliance do IASP, membro do IBEC - Instituto Brasileiro de Ética e Compliance e do Jurídico de Saias. Atualmente responsável pela consultoria global do Programa de Compliance, estruturou a área jurídica preventiva e contratual, bem como a de Compliance da Serasa Experian, com abrangência na América Latina (Brasil, Argentina, México, Colômbia e Venezuela). Como Head de Compliance Latam, trabalhou na estruturação do Programa de Compliance e na confecção do código de conduta ética e na elaboração de todas as políticas de compliance, dentre as quais, as de Presentes e Hospitalidade, Anticorrupção, Conflito de Interesse, Não Retaliação.

FÁBIO VICTOR DA FONTE MONNERAT
Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestre e especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Procurador Federal. Diretor da Escola da Advocacia-Geral da União em São Paulo. Professor de Direito Processual Civil do curso de graduação da Faculdade de Direito da Universidade São Judas Tadeu - USJT. Coordenador e professor do Curso de Especialização em Direito Público com ênfase em Advocacia Pública da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo ESA/OAB-SP. Co-coordenador e professor do Curso de Especialização em Direto Processual Civil da Escola Superior da Procuradoria do Estado de São Paulo e Escola da Advocacia-Geral da União. Professor dos cursos de Pós-graduação lato sensu (especialização) da Escola Paulista de Direito- EPD, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP e do Complexo Educacional e Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Membro do Conselho Editorial da Revista da Advocacia-Geral da União. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP. Membro Efetivo da Comissão de Direito Administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo.


CARLOS HENRIQUE DA SILVA AYRES
Advogado do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados em São Paulo. Pós Graduado em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra, Especialista em Direito Tributário pela FGV e Mestre em Direito Comparado pela University of Florida. Professor visitante do Curso de Pós Graduação lato sensu em Direito Penal Econômico da FGV e da Pós Graduação em Gestão de Riscos de Fraudes da FIA. Coordenador da Comissão Anticorrupção e Compliance do IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial. No segundo semestre de 2010, atuou na divisão de enforcement da U.S. Securities and Exchange Commission.

RENATA MORETI
é advogada, graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com especializações em Direito do Consumidor e Direito da Tecnologia da Informação. Além disso, possui o certificado CCEP-I (Certified Compliance and Ethics Professional - International).
Desde 2013, Renata está a cargo da área de Compliance da Carlson Wagonlit Travel, líder global em serviços de gestão de viagens, onde é Diretora de Compliance para América Latina. Antes de se unir à CWT, Renata trabalhou na Telefônica Vivo e Sky Brasil, atuando nas áreas de Direito do Consumidor, Contratos, M&A, Projetos Estratégicos e Compliance.

JOSÉ LEONÉLIO DE SOUZA
Business Development Manager de Governança, Risco e Compliance da Thomson Reuters para a América Latina.
Consultor em Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Atuou por 30 anos nos segmentos de Auditoria e Compliance, sendo os últimos 12 anos na implantação e gestão de programas de prevenção à lavagem de dinheiro no Brasil e em dependências de empresas brasileiras no exterior. Professor da FIA - Fundação Instituto de Administração - no curso de Pós em Gestão de Riscos de Fraudes. Certificado ACAMS - Association of Certified Anti-Money Laundering Specialist.

MÁRIO VINÍCIUS CLAUSSEN SPINELLI
Controlador Geral do Município de São Paulo
Ex-Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União
Ex-Conselheiro do Conselho de Controle das Atividades Financeiras - Coaf
Doutorando em Administração Pública e Governo pela FGV-SP
Mestre em Administração Pública pela FJP
Autor de artigos e livros sobre prevenção e combate à corrupção

PEDRO IVO GRICOLI IOKOI
pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Mestre e Doutor em Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Pinheiros; Vice-Presidente da Comissão de Combate à Pirataria da OAB-SP

HAMILTON CRUZ
Diretor de Promoção da Integridade Acordos e Cooperação Internacional da Controladoria-Geral da União. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e MSc em Políticas Públicas pela London School of Economics. É delegado do governo brasileiro no grupo de trabalho da OCDE responsável pelo monitoramento de implementação da Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros.

ALESSANDRA GONSALES
Sócia no escritório WFARIA Advocacia e da Revista LEC
Larga experiência em Compliance, contratos, operações de M&A e direitos internacional e imobiliário. Graduada em Direito pela PUC-SP; Pós-Graduada em Direito Empresarial pela PUC-SP; Mestre em Direito Comercial, tendo conduzido suas pesquisas na Universidade de Harvard - Boston/EUA e MBA pela FGV/SP. Professora dos Cursos de Pós-Graduação da Unisal e da UFRJ. Sócia Fundadora da revista LEC.

WAGNER GIOVANINI
é engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Gestão Ambiental, Black Belt na metodologia Six Sigma e Máster Coach formado pela Integrated Coaching Institute. Militou por diversos anos na área de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental, tendo sido Diretor Técnico do Instituto Paulista de Excelência em Gestão (IPEG), membro do Conselho das Partes Interessadas do Movimento Brasil Competitivo - MBC, membro do Comitê de Meio Ambiente da ABDIB e atuado como juiz do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) de 2004 a 2012. Como profissional, começou a sua carreira na Siemens há mais de 28 anos, onde ocupa atualmente o cargo de Diretor de Compliance. É coautor do livro Ética Empresarial, publicado pela FNQ em 2011 e autor do livro Compliance - A Excelência na Prática, publicado em 2014.

GUSTAVO GONÇALVES ÚNGARO
É Presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo e
Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno - CONACI.
Bacharel e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo - USP, é também formado pela Escola de Governo de São Paulo, possui extensão universitária em Direito Administrativo pela Escola Paulista da Magistratura, concluiu curso de educação continuada em Controle da Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e seminário avançado de Combate à Corrupção na George Washington University.
Advogado licenciado, Professor de Ensino Superior.
Autor de "Responsabilidade do Estado e Direitos Humanos" (São Paulo, Editora Saraiva, 2012) e "Terras Paulistas, Justiça e Cidadania" (São Paulo, Imesp, 2011).
Foi Secretário-Diretor Geral do Tribunal de Alçada Criminal, Secretário Adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e Gerente Nacional na Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, dentre outras funções públicas exercidas.

JORGE ELUF NETO
Advogado inscrito na OAB/SP sob nº 50.778
Procurador do Estado de São Paulo aposentado em 2012
Diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (2013/2015)
Ex-Conselheiro Seccional da OAB/SP por 3 mandatos
Ex-Conselheiro Federal da OAB por 1 mandato
Ex-Presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB/SP
Presidente da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos da OAB/SP

TATIANA PETRY
Atua na Coordenação-Geral de Integridade (CGINT) da Controladoria-Geral da União com projetos relacionados ao fomento da integridade no setor privado e avaliação de programas. É mestre (L.L.M) pela Georgetown Law University, Washington-DC/EUA, tendo se especializado em temas relacionados a programas de compliance e responsabilização de pessoa jurídica por corrupção. Bacharel em Direito pelo Instituo de Educação Superior de Brasília (IESB) e Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (Unb).

MARINA MARTINS FERRO
Socióloga pela PUC-SP e Mestra em Políticas do Trabalho e Globalização pela Global Labour University, na Alemanha. Atualmente, Coordenadora Senior de Projetos na área de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos. Trabalhou como pesquisadora no Instituto Observatório Social, no Instituto Sindical Europeu e, participou da coordenação de projetos na Secretaria de Educação de Fortaleza - CE e na Fundação da Criança e do Adolescente de Fortaleza - CE.
 

 

Imagens Relacionadas

Seminário Coordenação Interinstitucional Público-Privada no Combate à Corrupção
Giovanni Paolo Facetta
Jose Roberto Pimenta
Renata Fonseca Andrande
Roberto Biasoli
Mário Vinícius Claussen Spinelli
Renata Moreti
Gustavo Gonçalves Úngaro
Wagner Giovanini
Hamilton Cruz
Alessandra Gonsales
Rogeria Gieremek
Tércio Issami Tokano
Caio Magri
Carlos Henrique da Silva Ayres
Fábio Victor da Fonte Monerat
José Leonélio de Souza
Maira Rocha Machado
Pedro Ivo Gricoli Iokoi
Jorge Eluf Neto
Tatiana Petry

Documentos

Arquivo Tamanho
Programação 3,44 MB